Fase Municipal com vencedores apurados
Castelo Branco
2020-02-13 10:08:44

A Biblioteca Municipal de Castelo Branco recebeu, no dia 5, a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura 2019/2020 (CNL), uma iniciativa que abrangeu alunos de todos os níveis de ensino, do Primeiro Ciclo ao Secundário.

No 1º ciclo, os grandes vencedores desta prova foram Maria Inês Pires Pereira, da EB1 Escalos de Cima, no primeiro lugar; Luna Teodora Pinto Ferreira Popescu, da EB1 N. Sr.a da Piedade, em segundo; Martim Caldeira Delgado, do Centro Social Padres Redentoristas, no terceiro e Íris Maria Ribeiro Pereira, da EB1 Cidade de Castelo Branco, em quarto lugar.

O primeiro prémio, no 2º ciclo, foi para Luís Pedro Carvalho Gama, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva; o segundo para Maria Flores Gonçalves Martins, da EB Cidade de Castelo Branco; o terceiro para Matilde Fernandes Esteves, da EB Cidade de Castelo Branco e o quarto lugar foi para Laura Franco Nogueira, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.

Os alunos vencedores do 3º ciclo foram João Francisco Santos Martins, no primeiro lugar, e Matilde Falcão, no segundo lugar, ambos do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira; Maria Inês Semedo Roque e Rita Maria Casimiro Rolo, em terceiro e quarto lugar, respectivamente, ambas do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano.

No ensino secundário, os lugares do pódio ficaram preenchidos por Diogo Beirão Oneto, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, em primeiro; Catarina Gonçalves Cruz, do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, em segundo; Mariana Filipa Duarte Jorge, do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira, no terceiro lugar e António Francisco Alves Santos, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, no quarto.

O concurso, realizado na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, contemplou duas provas, uma oral e outra escrita, e pretende desafiar as competências de compreensão e expressão escrita e oral dos alunos, bem como promover hábitos ativos de leitura.

A próxima etapa desta prova – a Fase Intermunicipal – realiza-se no dia 22 de abril, também na Biblioteca Municipal albicastrense, em que sairão os representantes da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, em cada nível de ensino, na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura 2019/2020, a realizar em Oeiras.