Docente da ESART escolhido para integrar Rede Medinea
2020-02-13 10:09:08

José Almeida, docente e ex-aluno da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), foi um dos 11 escolhidos para integrar a Rede Medinea.

A Medinea (MEDiterranean INcubator of Emerging Artists) é composta por organizações culturais do setor musical, instituições de ensino superior, centros culturais, festivais e mercados de música.

Foi fundada e é dirigida pelo Festival d’Aix-en-Provence (França), tendo como objetivo apoiar a integração profissional de jovens músicos, desenvolvendo projetos interculturais que promovam o diálogo, a transmissão de conhecimento e a mobilidade de músicos na bacia do Mediterrâneo.

As atividades do corrente ano serão realizadas em Itália, Malta, França e Tunísia.

José Almeida concluiu na ESART a licenciatura em Música - Variante de Instrumento - Trompete e o mestrado em Música - Área de Especialização em Trompete na classe do professor António Quítalo e é atualmente Trompete Solo na Orquestra Filarmónica Portuguesa e membro da Orquestra de Câmara Portuguesa.

É freelancer regular da Orquestra Sinfónica do Porto - Casa da Música e já integrou orquestras como a European Union Youth Orchestra (Europa), World Youth Orchestra (Mundial), European Union Wind Youth Orchestra (Europa), Orchestre des Jeunes de la Mediterranée (França), Neue Philharmonie Munchen (Alemanha), Orchestra Universalis (Marrocos) e Orchestra Excellence (Itália).