Projeto “A Música Cigana A Gostar Dela Própria” passou por Castelo Branco
Castelo Branco
2020-02-13 10:12:03
Povo da Beira

O documentarista Tiago Pereira esteve em Castelo Branco com o projeto "A Música Cigana A Gostar Dela Própria", um projeto que pretende quebrar preconceitos sociais e desmistificar ideias preconcebidas acerca da comunidade cigana em Portugal.

“O objetivo deste projeto é mapear e encontrar o terreno da música cigana, descobrindo particularidades deste género musical, que apenas podem ser descobertas com gravações”, explicou o documentarista, dando também exemplos disso mesmo.

“Por exemplo, se a música cigana é toda ela baseada no flamenco, se a língua mais falada será o espanhol, o castelhano ou galego (mais a norte) ou se é permeável a outras influências”, acrescentou.

A ideia é perceber a variedade existente na música cigana e entendê-la como música portuguesa.

As gravações decorreram na área de intervenção do projeto Nós com os Outros - Programa Escolhas 7ª Geração e do projeto InterCOOLturas - Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais.

Ambos foram promovidos pela Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento, contando com o apoio do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Agrupamento José Sanches e S. Vicente da Beira e Associação Cigana Albicastrense.



Última edição